quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Compra inesperada

No fim de semana passado, passei por duas superfícies comerciais ligadas à jardinagem porque andava a sondar preços de tesouras da poda com cabo extensível. Na última, nem sequer tinha esse tipo de ferramenta mais específico que procurava, mas já que ali estava fui dar uma volta pelas plantas.
De repente, e no meio daquela selva de vasos com tanta planta diferente, dou de caras com dois pequenos vasos de Mimosa pudica.


Mimosa Pudica


Há já algum tempo que conhecia esta espécie e achava-a extremamente invulgar por ser uma planta que reage ao toque, à água, ao vento e ao calor por exemplo. Basta que lhe toquemos levemente com um dedo, para que de imediato ela comece a dobrar todas as suas pequenas folhas, e quando anoitece, também as fecha como que se estivesse a preparar para dormir. 

Acabou por ser uma compra um pouco impulsiva, porque apesar de conhecer a espécie, a verdade é que também não a conhecia bem a fundo. Sabia logicamente que era uma exótica muito comum no Brasil, mas não estava bem ciente do quão difícil será fazê-la passar pelo inverno português pois o frio matá-la-à.

Tenho de ver a melhor solução. Como também já tenho um vaso com a rama de um ananás que aproveitei para meter na terra e ficar com mais uma planta, talvez faça uma mini estufa para ambas e depois logo se vê o que acontecerá.

A primeira coisa que fiz à planta foi retirá-la do vaso em que vinha, até porque já tinha um novelo de raízes no fundo, e colocá-la num vaso com o dobro do tamanho.
Para já parece não ter estranhado a mudança de sítio e de vaso, até porque nestes poucos dias já abriu novas folhas, os problemas espero-os sim quando as temperaturas começarem a descer.

Nova brotação
No meio disto tudo acabei por comprar uma tesoura da poda com cabo extensível em alumínio num desses sítios da internet de usados. Talvez o carteiro a traga amanhã e logo verei se fiz um bom negócio ou se mais valia ter ficado quieto!

Sem comentários:

Enviar um comentário