terça-feira, 10 de setembro de 2013

"2013: O verão mais frio de sempre"

A 28 de maio deste ano caía a bomba:  2013 deverá ser um ano sem verão na Europa ocidental! As previsões eram do instituto de meteorologia francês que previa que o calor só chegaria agora em setembro e outubro, de resto teríamos um verão com temperaturas para esquecer.

Em maio já se ouviam os queixumes de sempre em relação ao tempo, porque está frio, porque o verão nunca mais chega e o tempo nunca mais aquece para se fazer praia. Mas maio ainda é primavera, e por algum motivo se diz que "em maio ainda se come a cereja ao borralho".

A verdade é que o início do verão é só a 21 de junho e rapidamente o tempo se encarregou de mandar essas previsões da meteorologia para um sítio que eu cá sei. O verão entrou e trouxe com ele os incêndios, alertas para níveis de radiação muito elevados e constantes alertas de calor para vários distritos do país.

No que às minhas plantas diz respeito, este verão "gélido" causou algumas baixas, mas o mais surpreendente foi ter assado completamente um maracujá-banana que tenho e que teria já uns oito metros de amplitude.

Na foto, o que agora são unicamente folhas secas, antes era como uma cortina verde, quase não se conseguia ver de um lado para o outro, e as únicas folhas verdes que se vêem, são de um outro maracujá de outra espécies que tenho. Mesmo a regar de manhã e à noite, de nada adiantou pois o calor abrasador assou as folhas e os ramos tenros.

Maracujá-banana (Passiflora mollissima)

Estamos a falar de uma espécie tropical, em que por norma o receio do cultivo em Portugal é que se queime com as geadas no inverno. Ironicamente o meu assou pela primeira vez, logo neste verão mais frio de sempre. 

Sem comentários:

Enviar um comentário