sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Borboletas II - No meio do tojo

Hoje ao fim da tarde da tarde saí de casa e fui para o monte, um terreno contíguo ao meu,  caminhar um pouco e ver se apanhava umas sementes de sargaço. É uma planta autóctone que nasce espontâneamente por aqui, e parece-me que pode ser interessante para plantar no jardim, que além dar uma bonita flor, não precisa de ser regada o que é excelente.

No monte é habitual andaram por lá muitas pequenas borboletas. Aproveitei que uma estava num ramo de tojo e pé ante pé fui calcando o mato em volta para a conseguir apanhar. Uns arranhões nas pernas depois consegui!


Leptotes boeticus



Se não me enganei na identificação - só tenho aqui comigo um folheto do Lagartagis! - trata-se de uma Leptotes pirithous. Os portugueses foram extremamente criativos e chamaram-lhe.... Cizentinha! Tendo em conta que na identificação quase a confundia com a "Azulinha" quer dizer....!

Sem comentários:

Enviar um comentário