domingo, 6 de outubro de 2013

Comedores de pinhas

Há já algum tempo que me vinha interrogando sobre qual seria o animal que inclui na sua dieta pinhas de pinheiro-bravo, pois encontro muitas nas redondezas com as escamas totalmente comidas. De imediato pensei no esquilo, mas como nunca os vi por aqui, pensei que pudesse ser qualquer outro roedor.  



Costumo vê-los sim mas no Parque Biológico de Gaia que fica a 15Km daqui, umas vezes junto dos comedouros que estão espalhados pelo parque,





outras vezes a saltitar de árvore em árvore. Ainda da última vez que lá estive consegui fotografar um:

Esquilo vermelho ( Sciurus vulgaris)


Mas afinal ontem vi um! Tinha pegado na bicicleta e ir pedalar pela aldeia, e já quando fazia o percurso de volta, e estava a setecentos metros de casa, saí da estrada e entrei por um pequeno estradão de terra batida. Dei a volta e quando me preparava para volta a entrar na estrada principal, do outro lado da estrada lá estava um animal avermelhado com uma cauda farfalhuda quase a fazer lembrar a cauda de uma raposa. Rapidamente trepou por uma árvore acima e deixei de o ver.
   
Após uma breve pesquisa fiquei a saber que o bicho foi dado como extinto em Portugal no século XVI e só regressou nos anos noventa do século passado quando foi avistado no Gerês. Para se saber um pouco mais sobre este pequeno roedor deixo uma pequena reportagem da RTP com o diretor do Parque Biológico de Gaia. 


2 comentários:

  1. São tão simpáticos os esquilos... No parque de campismo da minha zona eles vêm ter com as pessoas para lhes darem comida! Estão habituados. Quando lá estive fiquei espantada com a facilidade com que eles se aproximam das pessoas. Só não se deixam tocar.

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso já tinha visto uns quantos vídeos com esquilos e eles realmente aproximam-se para comer, muitas vezes até porcarias como batatas fritas do macdonalds! Mas por acaso eu costumo fazer muitas caminhadas aqui pelo monte e nunca tinha visto nenhum. Estarei mais atento agora!

    ResponderEliminar