quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Substrato de borla

Eu preciso constantemente de muita terra, seja para as muitas plantas que tenho no meu mini-viveiro, ou para o jardim propriamente dito. Mas até à data nunca comprei porque terra é o que não falta em todo o lado! É verdade que tenho a facilidade de morar mesmo ao lado do monte com pinheiros e eucaliptos e basta pegar no carro de mão e numa enxada e abastecer-me! Mas mesmo para quem não tem essa facilidade, pode sempre aproveitar uma ida ao campo, para meter nuns sacos plásticos e uma enxada na mala do carro e trazê-los cheios de terra do monte.

Nos montes com pinheiros e eucaliptos, é frequentemente cortada a madeira, amontoam-se ramos que ficam a decompor-se e transformam-se numa turfa excelente para servir de substrato, e melhor ainda, completamente isenta de sementes de quaisquer espécie, ao contrário de muita terra ou adubos orgânicos que se compram. A melhor altura para se recolher é depois de chover. Porquê? Porque evita-se comermos imenso pó ao cavar - eu sei do que estou a falar! - e a turfa está húmida e solta.


Nesta zona castanha não cresceu aqui nada porque esteve muita matéria orgânica aqui a decompor-se. O que se faz é pegar na enxada e retirar esta camada superficial de turfa. 
Na imagem abaixo podemos ver outra zona onde já retirei toda a camada superficial que me rendeu muitos carros de mão bem cheios!


Depois de ter a turfa em casa o que faço é separar os pequenos gravetos, raízes ou moliço(1) que ainda não se decompuseram. Depois da turfa separada o aspeto é este:


Não precisamos de ser muito picuinhas nesta tarefa, pequenos pauzinhos também vão arejar o substrato e rapidamente também acabam de se decompor totalmente. Os restos que separamos podem ainda ter duas utilidades. Ou colocar diretamente na pilha do composto:


Ou então aproveitar para colocar à volta das árvores. Isto trás-nos duas vantagens, desde logo a matéria orgânica servirá de fertilizante, mas além disso serve para cobrir a terra, abafará as ervas daninhas que assim desta forma não têm qualquer hipóteses de crescer e permitirá que se poupe água pois impedirá a evaporação do solo e não será preciso regar tão frequentemente. 


(1) Moliço: Aqui na zona onde vivo é este o nome que damos às agulhas dos pinheiros. 

2 comentários:

  1. Eu também costumo usar esse tipo de terra. Mas a zona onde vou buscar não tem pinheiros... apenas muita vegetação à base de fetos, medronheiros e uns castanheiros. Fica junto a uma nascente com um lago e é uma terra excelente para plantas tipo azáleas, rododendros, camélias e hidrangeas. É uma terra ácida mas eu misturo com a terra que tenho no jardim. As plantas agradecem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As orquídeas também gostam. Não as tenho porque não valorizo mas a minha mãe tem dezenas delas porque usa as flores para enfeitar no cemitério e elas estão bem bonitas e também só usa turfa do monte!

      Eliminar