terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Ódio de estimação: Azedas

Se há planta infestante verdadeiramente complicada de erradicar são as Azedas. No meu terreno também se fazem notar infelizmente. Trata-se de uma vivaz exótica, originária da África do Sul, com estatuto de invasora e que gosta preferencialmente de terrenos agrícolas. Onde aparece, só com muita persistência se pode minimizar o problema, mas será quase impossível erradicá-la totalmente. 

Esta planta dispõe de vários truques que fazem com que se propague muito rapidamente, e além disso, que a sua destruição seja quase impossível. Desde logo porque podemos arrancar a parte acima da terra, que não estaremos a provar-lhe quaisquer danos, porque os pequenos bolbos e os muitos bolbilhos ficam enterrados bem fundo, e rapidamente se erguerão novas plantas. 

Azedas (Oxalis pes-caprae L.) 

Para aniquilar totalmente a planta é necessário cavar fundocom muito cuidado e remover todos os muitos pequenos bolbilhos enterrados, o que é extremamente complicado. Bastará só um ficar no terra para que todo o esforço tenha sido em vão. 

Bolbilhos

Parte aérea das Azedas

Flor amarela

Zona densamente infestada

2 comentários:

  1. Também tenho dessas, mas estão na relva (que é igual à tua) - para as tirar teria que arrancar a relva e as suas raízes...

    ResponderEliminar
  2. Eu também as tenho na relva, mas isso é impensável de se fazer. Pode-se ir arrancando as partes aéreas para as tentar enfraquecer mas é complicado. Plantas isoladas sim, pode-se tentar arrancar com os bolbilhos, mas é muito complicado de se conseguir apanhá-los todos. Esta sim, é uma verdadeira praga!

    ResponderEliminar