terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A história de um selo

Hoje recebi uma encomenda proveniente de Singapura, e de imediato reparei no selo (agora usam umas etiquetas foleiras com o código de barras) mas de imediato chamou-me a atenção, pois tinha o desenho de uma flor, acompanhado do seu nome, e um nome bastante português "Joaquim", mais precisamente Vanda Miss Joaquim. 

Etiqueta/Selo proveniente de Singapura "Vanda Miss Joaquim"

De imediato quis saciar a minha curiosidade para desvendar este mistério, e descobri que Vanda Miss Joaquim é uma orquídea híbrida. O feito deveu-se a uma senhora de origem arménia, de seu nome Agnes Joaquim (1854-1899), que se dedicava à jardinagem e que conseguiu cruzar duas espécies diferentes, uma da Birmânia (Vanda teres) com outra da Malásia (Vanda hookeriana). Tendo-se depois confirmado que se tratava de uma nova espécie, foi atribuído o nome da senhora à orquídea por forma a homenagear a sua criadora. A 15 de abril de 1981, Vanda Miss Joaquim foi proclamada flor nacional de Singapura. 

E eis como num pequeno selo, podemos ficar a conhecer um pouco da cultura de um país distante, e mais um pouco sobre plantas. Se um dia encontrar esta Miss Joaquim por aí, já conhecerei a sua história.

2 comentários:

  1. Eu fico triste com os selos portugueses! Recebi encomendas da Alemanha, Austria, até da Ucrânia muito recentemente, e eles têm selos com flores, animaizinhos, selos com imagens da sua fauna e flora, e aqui, tenho muito pouco por onde escolher, da última vez acabei por escolher um com a cara da senhora da república, era o menos feio...:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Selos? Quais selos? Acho que não há semana que não envie qualquer coisa pelos CTT e só sai uma etiqueta com o preço mais nada! É absolutamente ridículo. Quanto ao simbolismo das coisas, basta ver o que escolheram para meter nas moedas. Ao menos podiam meter o galo de Barcelos que o pessoal sempre sabia o que era. Ou o coração em filigrana!

      Eliminar