quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Barba-de-velho

Há coisa de meio ano, comprei num desses sites de vendas de usados, esta planta aérea que dá pelo nome comum de Barba-de-velho ou Musgo espanhol, para assim poder juntá-la à minha pequena coleção de tillandsias. Já quando aqui escrevi aqui sobre "plantas aéreas" comentei como acho fascinante como existem plantas que se alimentam de "ar"! Podem ter raízes, mas é só mesmo para se fixarem, pois não parasitam a outra planta sobre a qual se agarram. 

A primeira vez que vi esta planta sem sem em fotografias na net, foi numa grande superfície comercial de jardinagem, e de imediato achei graça, e claro, quando tive oportunidade comprei, e comprei duas plantas, uma para mim e outra para dar à minha mãe, até porque já tínhamos andado a trocar, quase como quem anda a trocar cromos da bola!

Não sei bem porquê, quer dizer, acho que sei, em minha casa é mais soalheiro, e talvez tenha sido por isso que a minha planta cresceu mais do que a da minha mãe, ou então foi só coincidência. Eu coloquei-a numa grade de uma janela mesmo junto à garagem. 

Mas hoje quando olhava para a romãzeira despedia pensei "e por que não colocar ali a Barba-de-velho"? Na natureza, onde ainda existe esta planta, elas fixam-se nos ramos das árvores e ficam dependuradas dando um efeito brutal. Então resolvi experimentar colocar ali a planta. Veremos como se dará. 

 







Em meio ano a planta cresceu bem, tanto que já tenho outra planta de igual tamanho, que se desprendeu. Agora é esperar que se desenvolvam mais, e ver se irá dar-se ali bem e se resultará.

Sem comentários:

Enviar um comentário