quinta-feira, 3 de abril de 2014

O desabrochar do Lilás

O meu  lilás (ou lilaseiro) começa agora a abrir os primeiros cachos de flores. É um arbusto lenhoso, de folha caduca, com múltiplos troncos (também pode ser podado por forma a deixar um único tronco) em que o seu grande atrativo é a época de floração que agora se inicia, acompanhado por uma fragrância verdadeiramente viciante. 

São extremamente resistentes e fáceis de cuidar. Dão-se bem em qualquer tipo de solo, apesar de terem preferência pelos calcários. Devem ser plantados sob sol pleno, mas o meu até está a meia-sombra e floresce bem. Caso haja necessidade de ser podado, esta deve ser feita após a floração, para retirar os ramos velhos, arejar ou manter a forma. Também se podem cortar troncos rente ao solo, tanto para arejar como estimular nova rebentação viçosa, mas isso irá impedir a floração, por um ou dois anos, porque o lilás floresce nos ramos formados do ano anterior. 

É curioso que quando desperta, nasce tudo ao mesmo tempo, tanto folhas como flores. No meu isso aconteceu em meados de março.





Lilás ou Lilaseiro (Syringa vulgaris)

Flores do Lilás

Tem como principal inconveniente o facto de ser invasivo. Das raízes formam-se novas plantas mesmo afastadas da planta-mãe. Por outro lado, ao arrancarmos essas novas brotações, podemos aproveitá-las para obter mais plantas facilmente. Também se propaga facilmente por estaquia.

1 comentário:

  1. É linda de mais... e deve deixar um rasto de perfume...hum... que bom xeirinho de Primavera!!!

    ResponderEliminar