segunda-feira, 26 de maio de 2014

Aumentar o volume da compostagem

Estamos na primavera, e como tal quem faz compostagem e tem um relvado de dimensões razoáveis, como é meu caso, tem sempre "verdes" em excesso. A compostagem caseira, dito de uma forma muito simples, é um processo de transformação de resíduos orgânicos "verdes" (azoto) e "castanhos" (carbono). E nesta fase, fruto dos cortes mais frequentes do relvado, acumula-se uma grande quantidade de relva, o que é bom claro, mas devemos adicionar também muitos "castanhos" e em maior quantidade, para equilibrar a compostagem.


Se na primavera temos muitos verdes, em casa torna-se complicado arranjar castanhos, pois as folhas caem é no outono. Mas é simples, se não temos castanhos em casa, há com fartura na natureza! E podemos também recolher material na natureza, se quisermos aumentar substancialmente o volume da compostagem, para depois termos mais produto final. Eu sou fã do composto orgânico, é gratuito, e as plantas adoram, logo, pretendo ter o máximo possível. 


Para arranjar grande quantidade de castanhos, mesmo na primavera, basta encontrar um sítio na natureza onde haja muita acumulação de folhas. Eu encontrei uma zona sombria e até bastante húmida, com um grande carvalho, e exóticas como austrálias e eucaliptos, e lá tinha uma imensa quantidade de folhas. Então é simples, levam-se uns sacos e um ancinho e é só encher para para os sacos.
Carvalho com tronco cheio de musgo devido a estar em zona húmida




Se pelo contrário, se precisarmos de verdes em vez de castanhos, também não há problema! Há fetos com fartura!

Feto-ordinário (Pteridium aquilinum)

Podem-me dizer, bom isso é tudo muito fácil, mas para quem vive no campo, quem vive num meio mais urbano não tem essas possibilidades. Não necessariamente. Pode-se aproveitar um passeio, meter os sacos e o ancinho na mala que não ocupa espaço, e tendo oportunidade traz-se para casa. Eu mesmo fui buscar estas folhas a cerca de um quilómetro de casa, e tiver que transportar os sacos no carro. Depois foi só despejar na pilha do composto (tenho os dois compostores de 280L cheios) mas não calcando, porque é preciso oxigénio, e depois ir remexendo. A relva aquece bastante, por vezes até deita fumo, e vai acelerar todo o processo, mas ter sempre presente que não podemos ter verdes em excesso. 



Compostor e pilha da compostagem (provisória)

Sem comentários:

Enviar um comentário