quarta-feira, 28 de maio de 2014

Joaninhas no batatal

Por estes dias admirava o batatal dos meus pais, em particular as bonitas flores, e apercebi-me que por lá andavam joaninhas (Coccinella septempunctata). 




Uma observação mais atenta permitiu-me constatar que de facto, o batatal é uma zona de grande número de joaninhas, que por ali vivem, muitas ainda em forma de larva, e muitas outras adultas, algumas já a tratar freneticamente da geração seguinte.

Começando pelas larvas de joaninha-de-sete-pontos:








E os adultos a fazer coisas de... adultos!





7 comentários:

  1. Bonitas as flores!
    Os adultos fazem muito bem, aqui neste jardim sente-se a falta de adultos e de larvas, e tem tanto tanto pulgão, às vezes cobrem porções todas...:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de aplicar o sabão. E eu também, nas últimas semanas eles têm-se multiplicado bastante, e atacado tudo que tem rebentos novos. Estou também a propagar aromáticas como o absinto a ver se os mantenho afastados.

      Eliminar
  2. Mas que pouca vergonha vem a ser essa :)
    Até os bixinhos andam nas modernices(três)...Reparei que a de baixo estava toda atrapalhada :)
    Também tirei uma foto a uma que estava numa folha dos amores perfeitos...não sei até que ponto isso é bom :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não são propriamente modernices, já nos tempos da Roma antiga, aquilo sim, era muito à frente com verdadeiros bacanais, todos com todos!! Hoje as pessoas às vezes chocam-se com coisas que naqueles tempos (há mais de 2 mil anos) seria brincar aos médicos para eles!

      Acho que a "toda atrapalhada" era a fêmea, e os de cima os machos, mas isto é mero senso comum, até posso estar errado!

      Não é bom, é ótimo! Ter joaninhas no jardim é muito bom, pois comem os piolhos e pulgões que sugam a seiva das plantas. Uma joaninha, mesmo no estado de larva, pode comer centenas de pulgões por dia. É um aliado da jardinagem sem pesticidas.

      Eliminar
    2. Nessa época era tudo muito "aberto"...Muito Liberal!!! :)

      Dois maxos e uma fêmea...ui...ui...!!!

      Se as joaninhas protegem, venham elas :)

      Eliminar
    3. Ou agora é que ficamos demasiado conservadores e preconceituosos, e isso infelizmente aconteceu em muito graças à religião católica, mas felizmente as coisas vão mudando, e as pessoas vão abrindo os olhos e libertando-se desse jugo.
      Olha, eu tenho uma amiga que a brincar diz, que os homens deviam vir aos pares! Não sei o que ela quererá dizer com isso!! Mas isto seria tema mais apropriado para o meu outro blog!

      Sim, as joaninhas são grandes aliados, como outros bicharocos que tenho falado aqui, e certamente ainda virei a falar de outros. É importante que as pessoas consigam distinguir minimamente os bons dos maus bichos. E tem de haver pulgões, que atacam as plantas, para haver comida para as joaninhas. A natureza fez tudo em equilíbrio, o homem é que está sempre a estragar tudo com o uso de pesticidas.

      Eliminar
    4. Uma coisa já aprendi...todos têm um papel fundamental na natureza :)
      (quanto ao outro assunto depois discute se noutro lado :) )

      Eliminar