terça-feira, 13 de maio de 2014

Plantas Grátis

Existem várias formas de conseguirmos plantas sem gastarmos dinheiro. Podemos trocar, e eu já troquei plantas com algumas pessoas que nem conhecia, via internet. Tanto troquei pessoalmente, como também já enviei pequenas plantas pelo correio, e neste caso, apesar de não ser de forma totalmente gratuita, é ainda assim de muito baixo custo. Podemos também recolher sementes ou até estacas e depois propagar.

Mas curiosamente, umas das formas que tenho obtido mais plantas, de forma totalmente gratuita, é resgatando-as de uma morte certa, abandonadas em entulheiras ou terrenos baldios, mas também já as encontrei em na cidade do Porto. Há quem não resista a um animal abandonado, e se pudesse teria um monte de cães ou gatos em casa, eu acho que comigo acontece o mesmo, mas com as plantas. 

Por estes dias alguém se chateou com um cato imenso, retalhou-o aos bocados, e depositou-o depois, conjuntamente com outras suculentas, já bem grandes, num terreno baldio, mesmo ao lado da minha casa!

Opuntia subulata Monstrose


Este é o cato imenso, e ainda ficou um bom bocado metido dentro de terra, que meti num recipiente provisoriamente, até enraizar. Depois logo verei o que farei com ele. Mas ainda trouxe mais duas suculentas, de espécies diferentes, que estavam no mesmo sítio, e ainda lá deixei um montão delas:


Curiosamente já tinha esta espécie, mas só tinha uma num pequeno vaso, proveniente de uma troca, e agora fiquei com uma planta bem maior. Esta trazia também uns quantos pulgões! 
Trouxe também uma planta bem grande de bálsamo (ou dedo) azul (Senecio mandraliscae). Já tinha esta planta, precisamente de outra recolha que havia feito anteriormente.Da outra vez só consegui mesmo recolher uns pés da planta, que coloquei a enraizar. E disto:
.

Fiz mais um arranjo em taça de barro, que para já está assim:


Mas são inúmeras as plantas que tenho, e que foram deitadas fora. Alguns exemplos:

Aloe vera


Chlorophytum comosum


Plectranthus coleoides

Crassula ovata

4 comentários:

  1. Adoro a tua aloé vera...
    Eu tinha uma na casa da minha mãe mas o senhorio despaxou a nao sei para onde....Já estava bem grande...
    Na minha porta só se dão catos...porque quando aqui bate o Sol,parece estufa:)

    ResponderEliminar
  2. Tens de escolher plantas que se dêem bem nessas condições, senão é complicado.
    Nem de propósito, hoje comprei um vaso de aloe vera, porque quero propagar para ter mais, pois é muito bom para a pele, e até vou dar um a uma tia minha que me falou esta semana. Custou 2,50€ e fiquei com 12 ou 13 plantas, porque no vaso tinha imensos!!

    ResponderEliminar
  3. Tens é mais sorte que juízo!!!
    Quem me dera que começassem a pôr suculentas fora ao pé da minha casa!
    (Agora ando-lhe a apanhar o gosto, já tenho duas 3 "meninas" diferentes ;) )

    ResponderEliminar
  4. Olha, se quiseres alguma destas diz, porque ainda tem muitas no monte!

    ResponderEliminar