sexta-feira, 27 de junho de 2014

Frenesim num cardo mariano

Os cardos marianos (Cardus marianus) estão por esta altura em flor, e já se encontram até a libertar as suas valiosas sementes para quem sofre de "maus fígados". 

Sementes de cardo mariano  (Cardus marianus) levadas pelo vento

As sementes de cardo mariano contêm silimarina, e são a principal planta usada para proteger o fígado, bem como para lhe renovar as células. É usado em casos de hepatite, icterícia, cirrose, mas também em casos de infeções e problemas com álcool. É também usada para limitar os danos causados quando se faz quimioterapia para tratar o cancro, e ao mesmo tempo acelera a recuperação dos efeitos secundários do tratamento. Os capítulos (pés com as flores) são ainda usados como remédio para tratar a depressão. Tradicionalmente ferviam-se os capítulos de cardo-mariano e comiam-se como se fossem alcachofras, pois consideravam-se excelentes para a melancolia.  

Hoje passei por um cardo mariano, ainda com bastantes flores, e era impressionante a vida que estas atraíam. Desde abelhas, cigarras, borboletas, percevejos, escaravelhos, besouros, e todo um sem número de insetos diferentes, que ora se alimentavam do pólen, ora de serviam das flores como cama para os seus encontros amorosos. 

 Começando pelas abelhas:








Besouros, uns solitários em pose, outros a tratar da sua vida íntima:







Uma borboleta:

Argynnis paphia?

Um percevejo vermelho (certamente da família dos Incas!):


Escaravelhos:

Escaravelho-das-flores (Oxythyrea funesta)



Cigarras:





O cardo mariano é uma planta anual, bastante espinhosa e pica bastante, espontânea em Portugal, que como descrevi, além de ser excelente para uso medicinal, é ainda um importante foco de atração de biodiversidade. Acho que vou mesmo apanhar umas quantas sementes e enterrar nuns cantos do jardim. 

3 comentários:

  1. Eu até acho que esta planta tem a sua beleza, (a flor é muito linda) digam o que disserem os outros, e é uma mina de ouro para tanta bicharada, fantástico! :)
    (depois dás-me sobrinhas de sementes, vou plantar no espaço comum, os meus vizinhos vão adorar hehehe!
    Achas que saberá bem, na comida? Um dia experimento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho mesmo que nunca vi outra planta que atraia tanta bicharada como o cardo mariano, é mesmo impressionante, tirei imensas fotos em pouco tempo. Acho que vou mesmo apanhar muitas sementes até para uso medicinal, e vou espalhar sementes no terreno baldio ao lado de casa. Depois arranjo-te também. Quanto aos cardos na culinária não estou por dentro do assunto, mas é uma questão de pesquisares e veres o que encontras.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar