sábado, 20 de setembro de 2014

Larvas na Arquiduquesa

A roseira que me ofereceram de raiz nua há quase um ano, e que floriu em maio, transplantei-a por estes dias para a terra, porque o vaso de 20L onde estava já não tinha mais espaço para as suas raízes.


Está a crescer bem, mas foi infestada por umas larvas, que podem ser confundidas com lagartas, de um pequeno inseto que se pode assemelhar a uma vespa, e que como é lógico nada tem a ver com borboletas.


Escondem-se debaixo das folhas, e como são da mesma cor quando ainda são pequenas, geralmente só damos por elas quando começamos a ver as folhas murchas, daí que seja muito importante irmos fazendo uma inspeção visual frequentemente, porque as roseiras são muito suscetíveis a pragas e doenças.

Larva de Arge ochropus


Eu já conhecia estas criaturinhas devoradoras de as ver nas roseiras da minha mãe. Comem que se fartam, e se não atacarmos o problema rapidamente, podem devorar as folhas de uma roseira inteira! Sempre com a cauda em riste bem levantada (não sei se poderá ter a ver com uma postura defensiva) e cabeça baixa sempre a comer. 



Entretanto depois de remover estas comilonas está de novo bonita e cheia de botões que abrirão brevemente.


1 comentário:

  1. Eu nunca tive desses bichitos, que eu saiba! Às vezes aparecem umas poucas folhas roídas, mas eu atribuo a coisa às lesmas/caracóis...de qualquer maneira, a tua roseira está linda, estou com inveja! :P

    ResponderEliminar