domingo, 16 de novembro de 2014

Morangueiros em pote de barro

O tempo não tem dado tréguas, é chuva é mais chuva desde setembro - os meus pais dizem que choverá durante seis meses "Lua nova trovejada em setembro..." - e a pouca jardinagem que tenho feito, sempre ao fim-de-semana e quando o tempo permite, tem-se limitado a arrancar as raízes da sebe de escalónias que cortei (ainda faltam uns quantos raizeiros), arrancar umas quantas dezenas de azevinhos que nascem debaixo das árvores de fruto, fazer mais umas pequenas manutenções como podar as trepadeiras (ainda hoje podei o jasmim) e pouco mais. 

Nesse pouco mais, incluiu-se a plantação de morangueiros. Confesso já que pouco ou nada sei sobre a poda, aliás a horticultura (ainda) não é o meu forte, mas como os meus pais iam arrancar uns quantos e deitar fora, achei que seria o momento certo, para preencher aquele pote de barro, específico para morangos, que trouxe de Barcelos, aquando da visita ao Jardim das Barrocas.



Comprei aquele pote na feira, já com ideia de posteriormente tratar de o encher com morangueiros. Não sei muito sobre a coisa, mas também não me parece que seja preciso fazer um curso! Este ano os meus pais trouxeram uns morangueiros de casa de uns amigos, plantaram, e deu morangos para todos, tanto para a passarada, como para consumo de casa. 

Enchi o recipiente de barro com composto e nos primeiros dias após o transplante, achei sensato colocá-lo numa zona mais abrigada do sol. Então por estes dias resolvi colocá-lo diretamente ao sol, em frente da casa, e em cima de uma tampa de saneamento no meio do relvado.






Não sou muito entendido, mas parece-me evidente que, para já, estão com bom aspeto. Esperemos que lá para o verão possa provar dos seus frutos.

2 comentários:

  1. Sim estão com muito bom aspecto! Também tenho um vaso assim, é bonito!

    E que relvado perfeito! Tu és mesmo daqueles jardineiros que têm a mania do relvado impecável hahaha! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que estes potes têm um formato engraçado!

      Oh o relvado está mais ou menos... a chuva e a falta de tempo não me deixam fazer grande coisa agora. Mas sim, não parece mal, principalmente quando comparado com os relvados dos meus vizinhos! Mas tenho de arranjar areia e espalhar em algumas zonas, pois o solo em algumas zonas está muito barrento e depois endurece, e a areia creio que irá ajudar a torná-lo mais arejado... A seu tempo farei isso... Também tenho de ir escarificando aos poucos para retirar aquela palha que fica por baixo, e só isso dá muito trabalho...
      Mas sim, confesso que me sinto orgulhoso quando elogiam o meu relvado, feito todo por mim, e é quase uma espécie de desafio mantê-lo como o mais bonito da rua :)

      Eliminar