domingo, 22 de novembro de 2015

Invasão aquática no Cávado

- "Como é que se chama aquela planta"? Tentava saber uma senhora do grupo da caminhada que fiz ontem junto ao rio Cávado.
- "É o jacinto-de-água" respondi. E lá lhe expliquei, que aquilo trata-se de uma invasora, que veio lá da Amazónia, e que, não tendo encontrando por aqui animais que se alimentem dela, acabou por se tornar uma infestante capaz de se multiplicar rapidamente, causando alguns problemas vida aquática, pois impede a luz de entrar e em alguns casos, até problemas de navegabilidade de embarcações. 






De facto nunca tinha observado ao vivo tamanha concentração, quer de jacinto-de-água, como de pinheirinha, outra invasora igualmente proveniente do Brasil. Ambas as espécies têm estatuto de invasoras e por esse mesmo motivo estão, por lei, proibidas de serem comercializadas, apesar de eu mesmo já ter visto o jacinto-de-água à venda em hortos.
Independentemente disso, eu tenho ambas as espécies em casa, que uso como plantas filtrantes de um pequeno lago que tenho com tartarugas, e que servem ao mesmo tempo de alimentação para elas. Curiosamente, e este ano, o jacinto-de-água tem estado a florir quase continuamente desde o verão, e já estamos quase em dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário