domingo, 15 de novembro de 2015

Suculentas: raízes aéreas

Os catos e as suculentas são um grupo de plantas fascinantes. Pela sua resiliência e adaptabilidade e capazes de medrar nas condições mais difíceis. É verdade que existem espécies bem mais complicadas, e nem de propósito aqui comentávamos por estes dias sobre o caso da Faucária, mas regra geral elas são muito fáceis de manter, e na maior parte dos casos as pessoas não têm sucesso com elas e matam-nas por excesso de água. 

Eu tenho umas quantas espécies destas plantas, e muitas até vieram do monte, onde a vizinhança faz do terreno baldio quase lixeira (como se a câmara municipal não recolhesse gratuitamente os restos do jardim) mas ali depositam também plantas, e ainda esta semana recolhi um Aloe vera gigante.

E muitas vezes, quando cai uma folha de uma suculenta ao chão, ou um pequeno raminho se parte, simplesmente pego e pouso na terra de outro vaso com outra planta qualquer, e sei que a planta sozinha se vai desenrascar. 

E olhava hoje para um pequeno corte de uma suculenta (ainda nem identifiquei a espécie) que foi unicamente pousada noutro vaso, e observava fascinado, com ela, resolveu criar raízes, no ar, junto do corte por onde havia partido, e lá foram elas, até alcançarem a terra prometida! 



Daí que, na maior parte dos casos, não seja preciso fazer nada de especial, basta uma folha, uma pequena porção de planta, e já temos uma nova plantinha. Na imagem podemos ver, além das raízes (vermelhas) a forma como a planta rodou e já se está a endireitar.

Esta pequena porção caiu desta planta:



E estas raízes aéreas fizeram-me lembrar das raízes que uns grande Aeonium que tenho, e que começaram a lançar imensas raízes aéreas, fazendo quase lembrar , numa escala muito menor claro, o metrosidero ou até a figueira-estranguladora.

Aeonium

Eu não faço ideia o que passa pela "cabeça" da planta, mas como está muito grande e pesada, depreendo que ela ache que se deve tentar sustentar, daí lance raízes para o solo. 

1 comentário:

  1. Interessante realmente como criam raízes do nada...também acontece com o bambu colocado em água, que cria raizes no tronco para ir procurar mais fornecimento de água com mais canalizações.
    Vítor

    ResponderEliminar