quarta-feira, 29 de junho de 2016

O pequeno Jacarandá do Hospital Santo António

Já há algum tempo, depois de folhear o meu manual "À Sombra de Árvores com História", que ilustra as árvores históricas da cidade do Porto, que fiquei com a ideia de tentar fotografar o Jacarandá do largo do Viriato, que ali terá sido plantado em finais do século XIX por Alfredo Allen. Este largo fica a dois passos do Jardim das Virtudes e do Hospital de Santo António.

Mas quando por lá passei, não vi jacarandá nenhum, ou melhor, vi, mas uma pequena árvore, não era o tal jacarandá com mais de cem anos e com 17 metros de altura. Talvez afinal tivesse visto mal e talvez não fosse ali a sua localização. Mas era mesmo ali que estava a árvore, e que no livro de 2004 é feita referência que "tem hoje uma copa muito harmoniosa e aparenta boa saúde".

Mas infelizmente, após pesquisar um pouco, fiquei a saber que a árvore foi cortada em 2008 pela câmara municipal sob pretexto que a árvore secara. E não deixa de ser um pouco estranho que em meia dúzia de anos, uma árvore adulta e saudável possa ter morrido assim do nada. 

Hoje, ao passar nas urgências do hospital Santo António, curiosamente a dois passos do tal largo do Viriato, de imediato sou surpreendido pelo lilás de um pequeno jacarandá que já está em flor. 



Segundo se diz não há muitos jacarandás na cidade do Porto. Os maiores e acessíveis ao público (que não em quintas privadas) estão noutro largo, ali perto do Jardim Carlos Alberto e o Jardim Teófilo Braga (Praça da República) o largo de Alberto Pimentel. Mas pelas fotografias do Google Maps já percebi que algo de errado ali se passou também, mas por certo isso será assunto que aqui abordei muito brevemente, até porque se não os fotografar brevemente, depois, só para o ano. 

Sem comentários:

Enviar um comentário