sábado, 2 de julho de 2016

Budleia - O arbusto das borboletas

Há pouco menos de três anos cortei uma pequena estaca de uma budleia (Buddleja davidii) num terreno baldio mesmo em frente da Estação de Campanhã. Peguei na estaca, coloquei-a dentro de uma garrafa de água que tinha no carro e trouxe para casa para tentar propagar por estaca como contei aqui.

A estaca enraizou e rapidamente começou a crescer e até deu flor, e durante algum tempo esteve num recipiente plástico sem que eu soubesse muito bem o que iria fazer com este arbusto. 



O outro interesse da budleia, além dos aspetos estéticos do arbusto em si e do perfume das flores,  é ser considerado o "arbusto das borboletas", os ingleses chamam-lhe mesmo literalmente "butterfly bush" por ter essa caraterísitca de atrair as borboletas. 

E então acabei mesmo por decidir plantar na terra, no extremo sul do terreno, do lado direito onde tenho ideia de, com tempo, ir plantando uns arbustos encostados ao muro, e fazer um canteiro com outras plantas na frente. 



Para termos borboletas no jardim temos de ter plantas onde elas gostem de depositar os seus ovos e onde depois as lagartas se alimentarão das folhas, e ter plantas que as atraiam depois em adultas. Mas eu quero confirmar isso mesmo no meu jardim, se a budleia terá realmente esse efeito magnético sobre as borboletas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário