domingo, 7 de agosto de 2016

Sempre-vivos em vaso de Bonsai

Há quem lhes chame plantas da trovoada por nascerem nos telhados e por antigamente se acreditar que protegiam das trovoadas. O nome comum de sempre-vivos (Sempervivum) por isso mesmo, por serem extremamente resistentes e se darem em qualquer sítio. 






Como tenho alguns vasos de bonsai livres, resolvi ali colocar estes sempre-vivos. Já tinha há algum tempo visto esta ideia e decidi replicá-la porque acho que resulta bem.



Apesar de muito resistentes, de se darem na argila das telhas dos telhados, eu mesmo já vi a cochonilha-algodão a matar-me esta mesma espécie. Observei as folhas a secar, levantei a roseta e verifiquei que estava pejado destes insetos brancos que podem causar grandes estragos. Lembro por exemplo o bonsai de azevinho que acabaram mesmo por me matar.



1 comentário:

  1. Sempervivum tectorum! Tão bonitos... seja em vaso de bonsai ou mesmo no chão. Já vi uma amiga a fazer um autêntico tapete com esta espécie. E se for com semperviviums de várias cores, é o delírio!...
    Será que algum destes é da família dos meus?

    ResponderEliminar