domingo, 4 de setembro de 2016

Parque Ambiental do Buçaquinho

Espaço de lazer criado em medos do século XX, o Parque do Buçaquinho ocupa uma extensa área florestal protegida e de grande valor ambiental.

A qualificação ambiental do parque permitiu transformar uma zona com uma localização privilegiada, onde existia uma ETAR, agora desativada, num recurso único no território do concelho , com objetivos de carácter ambiental, e pedagógico e sustentável, recorrendo a soluções ambientais inovadoras. 

Em plena zona florestal, transversal às freguesias de Cortegaça e Esmoriz, o Parque do Buçaquinho é um espaço privilegiado de recreio e lazer. A sua requalificação contempla um centro interpretativo (com cafetaria, sala polivalente e sala de exposições) postos de observação da avifauna, uma torre de observação e um parque infantil.

Como tinha referido no post anterior, no domingo passado acabei por passar por dois parques que, cada um à sua maneira, se preocupam com a preservação do ambiente, nomeadamente de ambientes aquáticos. Se de manhã havia estado em Santa Maria da Feira no Parque das Ribeiras do Uíma onde preservam o ambiente aquático envolvente ali existente, de tarde meti a bicicleta no carro e passei pelo município de Ovar, onde visitei o Parque Ambiental do Buçaquinho, onde se construíram ambientes aquáticos (lagoas artificiais) pensados de forma ecológica  e sustentável, por forma a preservar a riqueza da fauna e flora envolventes.




Mapa da zona envolvente (retirado do site da câmara municipal)

Deixei à carro fora da estrada e à sombra das árvores, mesmo em frente do parque, na Rua Futebol Clube de Cortegaça. Tirei a bicicleta e lá fui eu à descoberta do Parque do Buçaquinho. 



Da planta do parque, com os seus 24 hectares (clicar nas imagens para ampliar), sobressaem desde logo as quatro grandes lagoas, mais as duas lagoas circulares mais pequenas, o centro interpretativo, os geradores eólicos, o jardim das aromáticas, e o grande pinhal em volta, com os vários percursos para se poder caminhar ou andar de bicicleta (como foi o meu caso) e ainda as áreas generosas de relvado para relaxar, o parque infantil para as crianças brincarem e a torre de observação, que como estava de bicicleta não pude subir (nem fotografei porque quando lá passei, várias pessoas estavam a subir). Ficará para outra oportunidade. 

Comecemos então a visita pelo jardim das aromáticas e circulemos depois pelas várias lagoas. 













E o Parque do Buçaquinho é este misto, por um lado parque de preservação ambiental e parque de lazer onde se pode relaxar. De salientar, e não menos importante para quem gosta de andar de bicicleta, que o Parque do Buçaquinho tem ligação à Ecopista do Atlântico, que vai desde Esmoriz até à Praia do Furadouro, numa distância de cerca de dez quilómetro, e num percurso florestal, numa ciclovia muito agradável, separada da estrada onde passam os carros, em terreno plano, e aqui e ali passando em alguns troços de madeira.

3 comentários:

  1. Que local tão interessante! Não conhecia.
    Eu costumo ir é à Mata Nacional do Buçaco, mais perto de mim :) Bem diferente, mas também uma delícia de local para apreciar a Natureza.
    Deveriam haver mais locais assim, com centros de interpretação e com tanta opção para programas com família e/ou amigos. Ou sozinho. Poderia ajudar a perceber que o equilíbrio com a Natureza é essencial para nós, humanos.
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes existem sítios relativamente perto de nossa casa, bem interessantes e que, vá lá saber-se porquê nem sabemos que existem!
      Essa exclamação "que local tão interessante, não conhecia" foi por exemplo aquilo que eu disse quando estive, no fim-de-semana passado, na Pateira (em Águeda) na maior lagoa natural da Península Ibérica! Como é que eu não conhecia isto? Vi lá uns quantos guarda-rios que são mesmo bonitos!
      E o nome "Buçaquinho" poderá indiciar de facto que se trata de um "Buçaco" em ponto pequenino! Acho que não tem nada a ver, mas tem os seus atrativos: fácil estacionamento, junto à praia, zona muito arborizada e fresca, onde relaxar e piquenicar se for o caso, com uma bela ciclovia... parece-me bem!

      Eliminar
  2. O parque do buçaquinho conheço bem. Vou de bicicleta até lá de vez enquando. Vale a pena visitar o parque e vale a o passeio pela ciclovia até lá.
    O parque do rio uima também conheço vale também a visita sem duvida.

    ResponderEliminar