domingo, 30 de outubro de 2016

Forma mais fácil de mudar planta de vaso

Quem tem plantas em vasos sabe, ou no mínimo tem a noção, que a planta não vai poder ficar ali eternamente. Um dia terá um dia de ser mudada para um vaso maior, ou terá de ser dividida noutras plantas porque se propagou... Até os bonsai, aquelas pequenas árvores que se colocam em vasos  também precisam ser mudadas, a cada dois ou mais anos. 

Dependendo dos casos, nem sempre se pode fazer da mesma maneira, mas eu uso um método que me parece extremamente simples, mais ainda para quem não se sente muito à vontade com plantas, ou mexer nas raízes das mesmas. 

Vou mostrar uma planta que mudei hoje mesmo, usando esse método. Trata-se de uma suculenta, a Portulacaria que estava numa vaso já há algum tempo e que precisava sem dúvida de ir para um maior. 

Primeiro passo. Pegar no vaso maior e colocar terra dentro, mas só o suficiente até que o vaso que vamos mudar lá caiba dentro:


Seguidamente metemos o resto da terra até ao nível da terra do vaso a mudar e calcamos bem a terra:


Em seguida tiramos o vaso com a planta lá de dentro e ficamos com a cavidade para onde ela irá. Claro que não era para mudar com vaso e tudo!


E só agora vamos tirar o vaso da nossa planta. E pode-se ver bem nesta imagem como as raízes já tinham tomado conta de toda a terra disponível no vaso:


Nesta fase soltamos ligeiramente as raízes do fundo para que possam mais facilmente espalhar-se na nova terra do novo vaso:


E então mudar de vaso é tão difícil como isto! Basta pegar na planta sem vaso e colocá-la lá dentro! Digam-me lá que não é uma verdadeira brincadeira de criança?


Sem comentários:

Enviar um comentário