quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Já há vespas asiáticas por aqui...

Serão vespas asiáticas? Pensei para comigo.

E de facto são, e aqui por estes lados já estão por todo o lado. Muito facilmente vi-as hoje em minha casa, tal como em casa dos meus pais. E já na semana passada, um colega de trabalho comentou comigo que tinha vista uma enorme "abelha" dentro de casa, e que mesmo a tentar matá-la (por causa dos dois bebés que tem) contou-me que mesmo calcando-a foi com grande dificuldade que o conseguiu. 

E hoje comecei a observar uma, e foi impressionante, como do nada, ela apanha uma vespa, das nossas, e a começou a devorar. E comparem a absurda diferença de tamanho: só a cabeça da vespa asiática é quase do tamanho da vespa autóctone.



Os ninhos da vespa asiática estão a ser destruídos, creio que principalmente por causa dos prejuízos que causam aos apicultores, se calhar se não fosse por isso ninguém se preocuparia, mas a ameaça para a biodiversidade será assustadora. Imagine-se os milhares de de polinizadores mortos que deixarão de polinizar as nossas árvores e plantas. 

Bem-vindo ao admirável mundo novo da globalização. 

Sem comentários:

Enviar um comentário