sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Jasmim: admitir o erro

Plantei o jasmim na frente da casa, para se ir abraçando ao pilar, há cerca de cinco anos. Foi um erro. Nos primeiros anos ficou ali bem, muito bonito e a perfumar a casa na primavera e verão. Mas com o passar dos anos a planta foi ficando cada vez mais lenhosa, mais volumosa e mais pesada, e começava a implodir sobre si mesma. O jasmim precisa de sustentação, é indicado para redes ou treliças, não é para se envolver num pilar. E tinha de podar constantemente e depois várias lianas ficavam lá pelo meio secas, e com o tempo o problema iria ser ainda pior. 



Então não tinha outro remédio senão cortá-lo. E ao remover toda aquela quantidade de lenha, só aí é que me apercebi da quantidade de caracóis que ali estavam abrigados, colados no cimento do pilar. E o jasmim também esse inconveniente, de sujar a pintura e até as grades da varanda, apesar do problema principal não ser esse. 

Então o que fiz (e não tirei fotografias) foi cortar primeiro toda aquela lenha e deixei um pouco menos de um metro de altura:


E seguidamente comecei a cavar em volta por forma a arrancá-lo e colocá-lo num vaso.


Não sei se é boa ideia os hortos colocarem várias estacas no mesmo vaso, depois o que acontece é que ficamos com duas ou três plantas muito grossas e os troncos e as raízes vão-se emaranhar umas nas outras. Eu percebo a ideia, duas ou três estacas formarão mais rapidamente uma planta mais densa, e mais vistosa e mais facilmente será vendável por bom dinheiro, mas não sei se isso será favorável para as plantas. Acho que não.  


Mas resolvi então colocar a planta num vaso e veremos o que sai dali, e o que farei com ela entretanto. Não tenho grandes dúvidas que crescerá novamente viçosa, mas é só esperar algum tempo

Sem comentários:

Enviar um comentário