sábado, 29 de abril de 2017

Bonsai Berberis por 4€

Ontem, no caminho do trabalho para casa, parei junto a um horto na estrada nacional, com intuito de comprar um substrato específico que não tinham. Então, fui dar uma voltinha para ver o que por ali havia, e pronto, acabei por vir para casa com três vasos de plantas, saldando-se o gasto em 7,25€!

O espaço, apesar de não ser de grandes dimensões, está muito bem aproveitado e recheado de plantas, quase sempre muito bem cuidadas. Fico sempre um bocado mal impressionado quando entro numa grande superfície de jardinagem e vejo muitas plantas a definhar.
Neste horto, achei até interessante como tinham colocado umas estruturas em betão, com orifícios, onde colocaram um pouco de terra no fundo, e onde posteriormente são colocados os vasos, e isso permite que quando as raízes dos vasos crescem, podem-se fixar na terra, alimentando e mantendo as plantas bonitas, até alguém puxar os vasos e os comprar como aconteceu comigo. 


Ao cruzar-me com as berberis fui ver os preços, pois já em tempos havia pensado em comprar este arbusto de folhagem roxa. Os vasinhos mais pequenos eram a 1,50€ e uma planta num vaso de 2 Litros a 4,25€. Deparei-me com duas plantas com um tronco já bem interessante para bonsai e fiquei ali a tentar decidir-me, mas acabei trazendo a planta que tinha o tronco que me pareceu mais interessante, em detrimento da planta maior e mais bonita. 

E ainda esta semana, conversava com um colega de trabalho, bastante iludido sobre como é manter um bonsai - "Ele pode morrer se for de férias e não tratar dele?" - e expliquei-lhe como podemos fazer os nossos próprios bonsai, sem ter que ir a uma loja da especialidade, gastando por vezes, muito dinheiro. Podemos usar sementes para germinar uma árvore, que demorará muito tempo a obter o resultado pretendido ou podemos propagar por estaca ou enxertia. Mas podemos também recolher uma pequena árvore na natureza, ou então, por vezes, uma boa opção, é passar num viveiro ou horto, e comprar já uma planta, com um porte que consideremos bom para reconverter para bonsai, pois aí já poupamos muito tempo! E por pouco dinheiro, já temos ali muitas vezes uma planta quase pronta a ir para um vaso de bonsai. Eu para já mudei este berberis para um vaso maior, para a planta crescer novos rebentos e então talvez para o ano já o transplante para um vaso de bonsai, mas entretanto logo se vê.

Também trouxe do horto este pequenino vaso de alecrim rastejante (Rosmarinus officinalis Prostratus), que ao contrário do alecrim comum que cresce ereto no ar, este cresce rasteiro ao solo:

Sem comentários:

Enviar um comentário