sábado, 6 de maio de 2017

A Vida Secreta das Árvores

Acontecem coisas espantosas na floresta: árvores que comunicam entre si (enviando sinais elétricos através de uma rede subterrânea de fungos). Árvores que cuidam não só dos seus rebentos como também dos seus «vizinhos» doentes e velhos ou órfãos.

Árvores que têm sensibilidade, sentimentos e memórias. Incrível? Mas é verdade! O silvicultor Peter Wohlleben conta histórias fascinantes sobre as espantosas e pouco conhecidas caraterísticas das árvores. Com base não só nas descobertas científicas mais recentes, como também na sua própria experiência de vida na floresta, partilha com o leitor todo um mundo até agora desconhecido. Uma fascinante viagem pela vida secreta das florestas que é ao mesmo tempo uma verdadeira inspiração ecológica e nos leva a repensar a relação do homem com a natureza.



Após ter lido, no ano passado, algumas reportagens na net com este senhor Peter Wohlleben, de imediato fiquei com muita curiosidade em ler este seu livro, que estava a ser um sucesso lá fora. E já em Dezembro último tinha botado o olho ao livro de uma grande superfície comercial, mas achei que os quase 15€ (preço de qualquer livro em Portugal) eram dinheiro a mais e preferi aguardar. Tentei ver nas bibliotecas, mas como o livro é muito recente (2015) o título ainda não estava disponível. Comecei então a estar mais atento aos usados na net e por estes dias consegui comprá-lo por cerca de 5€ tendo a meu ver valido bem a espera para comprar no momento certo.

Seria certamente um livro para muitas pessoas lerem, tal é a forma, muitas vezes irresponsável, como se podam ou cortam árvores, que ali estavam há muitos muitos anos. Hoje em dia fala-se, e bem, da defesa dos animais (que não o homem) mas no que se refere ás plantas e árvores a insensibilidade ainda é muita. 

Sem comentários:

Enviar um comentário