sábado, 31 de março de 2018

Transformar Terreno a Mato num Prado

Todos os anos tenho de limpar o terreno, que não é meu, que já nem sei de quem é, mas que está junto à minha casa. É um terreno de mato e silvas, com pinheiros e eucaliptos. Mesmo não sendo meu, já deitei umas quantas árvores abaixo porque existe uma lei há muitos anos, que diz que os matos têm de estar limpos à volta das casas bem como pinheiros-bravos e eucaliptos. Infelizmente no nosso país é preciso que aconteça uma desgraça para que se faça cumprir a lei. E as pessoas não podem deixar os matos entrar por sua casa adentro e depois culpar um governo, seja ele de que cor for, pela sua incúria.


Então, vou cortando os matos com uma roçadora e o terreno fica limpo. Mas a par disso fui fazendo outra coisa. Todas as ervas infestantes que me nascem no jardim, junto e depois vou espalhá-las lá no terreno. E muitas dessas ervas são muito resistentes, basta serem pousadas na terra que as suas raízes se vão fixar. E aos poucos, as ervas vão tomando conta do terreno, impedindo que os matos se propaguem, e que é bem melhor do que ter tojo, que ainda por cima picam!, e outros matos que crescem vigorosamente e são bem mais difíceis para depois cortar. 

Vou escolhendo zonas que ainda não estão ervadas e ali vou deitando as ervas que depois enraiam:


Entretanto a cabra do vizinho, o corta-relva natural, vai aparando o ervado e vai limitando o crescimento das plantas.


Sem comentários:

Enviar um comentário