domingo, 20 de maio de 2018

Parque Florestal de Amarante

"Há um parque junto ao rio Tâmega, onde há corvos, esquilos, árvores centenárias e uma ilha dos amores."


Foi graças a esta frase, que ouvi num programa de rádio (na TSF) que me desloquei a Amarante, especificamente para visitar o Parque Florestal em 2011 (dois anos antes de ter criado este blogue). 

O Parque Florestal de Amarante, é um espaço bucólico por excelência. Fresco, ideal para um passeio, para descansar, para refrescar na água do rio ou para apreciar imponentes espécies da flora, como sequóias, ginkgo bilovas, tílias, plátanos, bordos, etc.

Começou a ser plantado em 1916, por iniciativa de António do Lago Cerqueira (ex-presidente da câmara) tendo como objetivo a florestação da Serra do Marão e da Serra da Meia Via.

O parque fica a uns trezentos metros, a jusante da Ponte de São Gonçalo:

Ponte São Gonçalo - Rio Tâmega - Amarante


Quando o rio está com pouco caudal, podemos atravessar de um lado para o outro. Não foi o caso de quando lá estive há duas semanas.









Flor - Castanheiro-da-Índia (Aesculus hippocastanum)




















O parque tinha também algumas aves, que ali estavam expostas fruto de apreensões da polícia, mas nesta minha última visita já não vi nenhum animal. Provavelmente passarão a ser entregues a algum centro de acolhimento visando a sua libertação, mas isto é mera especulação da minha parte. Em 2011 ainda por lá vi gaios e corvos:



Vista aérea no Google Maps:



1 comentário:

  1. Seu Blog no Blogspot (Blogger) é muito bem elaborado parabéns. Eu também sou fã desta plataforma gratuita.
    Meu nome é Tiago eu começei criar alguns blogs aqui da minha cidade Saquarema, Rio de Janeiro.
    Veja a baixo.
    https://saquaredes.blogspot.com.br
    https://jogaprarolosaquarema.blogspot.com.br/
    Veja e depois me diga o que faço para melhorar meu blog, se poder é claro abraços...

    ResponderEliminar