terça-feira, 17 de setembro de 2013

Quinta da Regaleira

A primeira vez que estive em Sintra, a capital portuguesa do romantismo, creio que terá sido em 2001. Almocei na companhia de um casal alfacinha que tinha conhecido tempos antes. Voltei a Sintra entretanto mais recentemente. Foi uma breve visita de dois dias e na ida ainda parei em Óbidos para esticar as pernas fazendo o percurso pela muralha. No segundo dia - faz hoje precisamente três anos- levantei-me cedo, sou sempre madrugador, e fui tomar o pequeno-almoço numa esplanada lá no centro. Depois de bem abastecido, desloquei-me ao único sítio que visitaria desta vez: a Quinta da Regaleira. A manhã estava cinzenta, pouca propícia a grandes fotografias, mas desta feita já na era do digital (ao contrário da primeira visita) e com um número quase ilimitado de cliques, pois a cada passo que dava, havia sempre qualquer coisa a prender a atenção!

Palácio da Regaleira




Patamar dos Deuses

Fonte do Ibis

Torre da Regaleira

Capela 

Detalhes do interior da capela

Terraço dos Mundos Celestes & Torre do Ziguarte

Vista para o castelo dos Mouros

Portal dos Guardiões




Fonte da Abundância

Lentilha de água

Aguarela de plantas aquáticas

De entre a variedade da flora do parque o que mais me prendeu mais a atenção foram sem dúvida os fetos arboreos. Encontram-se vários exemplares dispersos pelo parque, desde logo na frente do Palácio, bem como dois pequenos exemplares em destaque em frente do Portal dos Guardiões. Junto da Fonte do Ibis tem um maior com o tronco torneado.

Fetos-arbóreos no Portal dos Guardiões

Feto-arbóreo junto à Fonte do Ibis
1

Apesar de me ter demorado bastante na visita, acabei por esquecer alguns pontos de interesse, como por exemplo, o Poço Inivciático. Talvez fique para outra oportunidade, se bem que voltando a Sintra, terei outros locais para visitar e que ainda não conheço. Começando logo pelo Parque de Monserrate, que até venceu recentemente um prémio europeu na categoria de Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico. Vamos ver se não demoro tantos anos a voltar à capital do romantismo como desta última vez!

P.S. O bilhete marca o custo de 5€ e como o Euro entrou em circulação em janeiro de 2002, a minha  primeira visita ao Palácio da Pena terá sido em 2002. Curiosamente dez anos depois, uma entrada no mesmo Palácio da Pena custa mais do dobro (12€)!

3 comentários:

  1. Que sortudo! (bem, não na coisa das fotografias mas em tudo o resto) Adorei as duas últimas fotos, a última é mesmo especial e inspiradora! :)
    Não te esqueças do Chalet da Condessa d'Edla: http://www.parquesdesintra.pt/chaletdacondessa/
    Que acho que também está por essa zona...;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. as 2 últimas fotos a que me referia eram as da lentilha de água e a aguarela de plantas aquáticas...depois de ter comentado apareceram mais três no fim...:)

      Eliminar
  2. Sim sim, eu percebi, eu editei, porque me esqueci falar dos Fetos-arbóreos! Gostava mesmo de ter um em casa, nem são assim tão caros, mas em minha casa cai muita geada e isso deve-os queimar, mas por acaso vou arrancar umas plantas que tenho nas traseiras, e ali é uma zona mais protegida, até estava a pensar colocar lá uma cyca que tenho em vaso, não sei se não poderia pensar nisso.

    Sim as últimas fotos também gostei muito ;) na primeira parecem-me dois corações :) e a segunda está qualquer coisa de facto.

    Sintra também tem imenso para ver, mas também não sei quando lá voltarei.

    ResponderEliminar