sábado, 25 de julho de 2015

Jardim do Palácio dos Biscainhos

Tinha estado no Museu dos Biscainhos há uns dois ou três anos, mas nesse dia o tempo estava cinzento e chuviscava, e como tal as fotografias não ficaram grande coisa. Entretanto voltei lá hoje, para também aqui partilhar aqui este importante jardim histórico do Barroco em Portugal.

Este jardim fica no Palácio dos Biscainhos, em Braga, que era posse dos Condes de Bertiandos, e que terá sido fundado na primeira metade do século XVII. Dada a importância do património, palácio e jardins estão classificados como de Interesse Público desde 1949. O museu abriu portas em 1978.

A visita guiada ao palácio é totalmente aconselhada, para melhor podermos perceber como vivia a nobreza nos séculos passados, mas nesta última visita limitei-me a revisitar o jardim e a tirar umas quantas fotografias.  

O jardim oitocentista, de cerca de 1750, é como referi um dos mais importantes do período do Barroco em Portugal. É uma vasta área, dividida por patamares ligeiramente desnivelados onde no primeiro nível encontramos o Terreiro e o Jardim Formal, e seguidamente o Pomar e a Horta. Por todo o jardim encontramos diversos elementos decorativos como fontes, azulejos e esculturas barrocas.  

Os buxos estão com bom aspeto, comparando com o que tenho visto aqui pelo Douro Litoral, mas também me disseram que estão a ser tratados. Das muitas árvores (como camélias e magnólias) destaca-se principalmente o enorme Tulipeiro da Virgínia (Liriodendron tulipifera) plantado no século XVIII e que apresenta um tronco descomunal.

Mas comecemos então a vista. O jardim fica nas traseiras do palácio, virado a sul. 




Ramos da magnólia (Magnolia grandiflora) a tocar no chão


































A visita ao Museu, com visita guiada, tem um custo 2€. Quem pretender visitar só os jardins pode fazê-lo de forma gratuita, todos os dias, exceto à segunda-feira. 

2 comentários:

  1. Também já fiz uma visita ao Museu dos Biscainhos.Fui ver o jardim e tb eu tirei muitas fotografias.
    Mas sabes o mais curioso? A família por parte da minha mãe eram muito amigos dos donos desse palacete.
    A minha mãe fala-me muito dos viscondes do Paço de Nespereira. Também ela em pequena ia lá com a minha avó.
    Os meus bisavós eram também visita frequente.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é curioso de facto! Eu ando sempre à caça de jardins, principalmente centenários e com alguma importância, para fotografar, e caso se insiram aqui no espírito do Bucólico os ilustrar aqui. Isto primeiro começou por ser um blogue de partilha das minhas aventuras no jardim, mas depois fui-lhe adicionando outros temas que se interligam, como sejam os jardins históricos, e tudo que se relaciona com a natureza.
      E esse jardim é muito bonito, sempre florido com muitas roseiras. Sempre que passar por Braga, se tiver tempo dou lá uma visita, nem que seja curta!

      Eliminar