quarta-feira, 4 de maio de 2016

Solar dos Condes de Resende

Por vezes descobrimos sítios interessantes e que nem fazíamos a mais pequena ideia que existiam, simplesmente porque ao passar perto de determinada localidade encontramos uma placa que nos indica esse ponto de interesse. E foi precisamente assim que fiquei com a ideia em visitar o Solar dos Condes de Resende. 

Foi no fim-de-semana passado que acabei por me deslocar à freguesia de Canelas em Vila Nova de Gaia para visitar esta Casa Queirosiana. 




No folheto que trouxe, pode-se ler que:

O Solar Condes de Resende, antigamente designado por Quinta da Costa ou Casa de Canelas, é uma propriedade senhorial cuja notícia mais antiga é a Carta de Negrelos de 1042 (...)
Aqui faleceu, em 1907, D. Manuel Benedito de Castro Pamplona, 6º daquele título, cunhado do escritor Eça de Queirós, seu condiscípulo na juventude que aqui se enamorou de sua irmã Emília, com quem o autor de Os Maias veio a casar em 1886.




Compõe-se a propriedade de dois núcleos edificados ligados por um passadiço de pedra sobre a antiga rua de acesso: o núcleo senhorial, composto por casa de três corpos articulados em ângulo reto, definindo dois pátios, o da entrada, para o qual abre a ala norte por uma escadaria que desce da varanda alpendrada , fechado por forte muro com caminho de ronda, onde se abre a porta de entrada, e um outro com uma fonte do lado sul.  Este pátio comunica com outro espaço através de um túnel ao nível do rés-do-chão pelo meio do corpo central da Casa. 





A Capela fica no exterior, abrindo a sua porta principal para a rua. 


Circundando a Casam encontra-se a Norte o Jardim das Camélias, com importantes exemplares centenários, e outras áreas ajardinadas, o grande tanque que recolhe a água das nascente de S. Mamede na Serra de Negrelos, e algumas áreas de cultivo. 












Gostei de visitar esta Casa Queirosiana muito cuidada e do seu cantinho bucólico com jardim formal de buxo e camélias e uma ou outra árvore centenária. Nas traseiras da casa há também um espaço dedicado à horta, mas existe ainda bastante espaço, atrás da capela, que poderia ser aproveitado para revitalizar e não estar ao abandono servindo quase de depósito de tralhas, vi inclusive alguns sinais de trânsito lá pelo chão. 

No dia que lá estive como era o primeiro domingo do mês realizava-se também uma feira de artesanato, onde aproveitei para repor energias depois da demorada visita por todos os recantos do espaço.

O Solar dos Condes de Resende está abertos todos os dias da semana, incluindo sábado e domingos das 9 às 19 horas e tem entrada gratuita. 


Sem comentários:

Enviar um comentário