domingo, 17 de agosto de 2014

Jardim das Barrocas

A caminho do Mosteiro de Tibães parei em Barcelos, aproveitando para descansar um pouco e para passear pelo centro histórico e já com a ideia de fotografar o Jardim das Barrocas (ou Passeio dos Assentos). Da história do jardim só tenho a informação que consta na brochura que me foi dada no posto de   turismo, que o jardim é oitocentista e em estilo rococó provincial. 

O Jardim das Barrocas fica mesmo em pleno centro histórico, no Largo da Porta Nova, em frente da Igreja do Bom Jesus da Cruz e do belo Chafariz da Porta Nova e a dois passos da Torre.   

Ainda antes de entrar propriamente no jardim, uma pequena cria de um pequeno pássaro que não arrisco identificar, piava constantemente, por certo chamando pelos progenitores, empoleirada em cima de uma pedra identificativa do concelho. 


O jardim está muito florido, repleto de anuais, com canteiros delimitados por buxos rasteiros, destacando-se também os vários arbustos podados em forma de colunas.



Vista para a Torre da Porta Nova e Casa da Calçada






Vista para a Igreja do Bom Jesus da Cruz


Pérgola e acesso às casas de banho protegidas por trepadeiras


Buganvilia 

Todo o centro histórico de Barcelos está muito cuidado e florido, dá gosto ver, começando pelo relógio que está à entrada da Torre da Porta Nova, e que lá do alto proporciona uma bela vista sobre o centro histórico.

Relógio florido


Jardim das Barrocas visto do topo da Torre


Vista para o Largo da Porta Nova

Atravessando a rua pedonal D. António Barroso, e depois de passar pela câmara municipal e já com vista para o Rio Cávado e para a ponte medieval, podemos observar também espaços ajardinados bem cuidado em frente da Igreja Matriz, pelourinho e do Paço dos Condes de Barcelos (Museu arqueológico).



Igreja Matriz, Pelourinho e Paço dos Condes de Barcelos (Museu Arqueológico)







Foi uma curta paragem e visita de médico, aproveitei ainda para comprar várias taças de barro a um feirante no Campo da Feira, mas ficou a vontade de voltar a Barcelos novamente com mais tempo. É sempre muito positivo ver autarquias que cuidam dos seus jardins; fica somente uma nota negativa que não pude deixar de observar, o espaço ajardinado da Estação de Comboios de Barcelos completamente ao abandono e invadido por avoadinhas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário