quarta-feira, 26 de março de 2014

Esquilo a poucos metros de casa

Já tinha escrito anteriormente, sobre os esquilos que vi no Parque Biológico de Gaia, e aqui na aldeia, a uns setecentos metros de casa, mas hoje encontrei um, totalmente desprevenido, no chão, a poucos metros da minha casa!

Andava a caminhar pelo monte, mesmo junto ao muro de casa, e vejo o animal a saltitar no chão, e mal me viu trepou logo aos pinheiros e começou a emitir umas vocalizações, provavelmente por se sentir ameaçado com a minha presença. 




Entretanto foi trepando o pinheiro e saltando de árvore em árvore até ficar bem lá no alto.




Na mensagem anterior que escrevi sobre o esquilo (Sciurus vulgaris) disse que foi dado como extinto em Portugal, e que só regressou nos anos noventa do século passado. Mas entretanto já conversei com pessoas que me disseram que já os viam já nos anos cinquenta, por isso, talvez esta afirmação, não seja assim tão correta quanto isso.

P.S.: Creio que este encontro imediato em nada causou trauma no esquilo. Hoje, estava nas traseiras de casa em casa, e ouvi um rec-rec-rec contínuo vindo do pinhal. Fui-me aproximando vagarosamente da direção do barulho, e eis que vejo de novo o esquilo, mas desta feita, a comer descansadamente uma pinha. Estava no pinheiro mais próximo, a poucos metros do meu terreno. Entretanto continuei a trabalhar naquela zona normalmente, andando para lá e para cá, e fazendo o barulho que tivesse de fazer, e o animal lá continuava, calmamente, roendo a sua pinha! Passei depois debaixo dos pinheiros por onde ele anda, e de facto é evidente a sua presença!


Talvez tente conquistar a sua confiança proporcionado-lhe alguma comida - sem ser pinhas! - e quem sabe não arranjarei um novo amigo. Veremos!

4 comentários:

  1. Estou a ver que gostas de passear no campo e sempre prevenido c/ uma máquina fotográfica.
    O esquilo é muito lindo... A natureza "esconde" muitos seres vivos...

    ResponderEliminar
  2. Sim, acho que o título do blog diz tudo! Este blog vive muito da jardinagem e plantas, (e jardins históricos) mas também da natureza em geral, das coisas que vou encontrando quer em casa, como nas minhas caminhadas. No fundo acho que os temas se ligam bem, e não fazia muito sentido fazer dois blogues.

    No caso do esquilo não estava nada prevenido! Eu ia simplesmente buscar um bocado de terra ao monte, de enxada na mão, e dou de caras com o bicho no chão! Tirei algumas fotos com o telemóvel (fotos que ficam com péssima qualidade!) mas depois fui a correr ao carro onde tinha a máquina! E quando voltei, ainda o consegui apanhar!
    Mas por norma sim, se vou dar uma caminhada, ou visitar alguma coisa, ando sempre com a máquina para registar a coisa, como aconteceu, por exemplo com as joaninhas, em que estava só a fazer tempo, e fui à mala buscá-la, para as fotografar, e depois tirei algumas fotos ao jardim, porque já sabia que iria publicar aqui!

    ResponderEliminar
  3. Sortudo pah!!!

    Tenho muita mata pelos meus lados, mas nada de esquilos :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é presença habitual nas traseiras da minha casa! Ainda ontem lá estava ele. Tenho de ver se o atraio com comida!

      Eliminar