sábado, 15 de fevereiro de 2014

O visitante colorido

Maio de 2012. Certo dia chego a casa e surpreendo-me com um bicho, e também ele surpreendido comigo, desatou a fugir e a esconder-se atrás de um grande vaso de cimento num canto do passeio. Fui logo a correr ao carro buscar a máquina fotográfica, e tratei de, calmamente, cercar o animal para o fotografar.

Estou-te a ver!
Era um sardão que, provavelmente ali se estaria a aquecer junto ao muro. Entretanto o bichano saiu a correr pelo passeio mas depois, e para minha sorte, trepou por umas portas com rede metálica onde tenho as botijas do gás, e pude assim, apesar das pilhas estarem quase sem carga, fotografar a criatura à vontade, pois ele ficou ali uns quantos minutos quase imóvel, enquanto eu lhe punha a objetiva quase em cima.


O sardão (Lacerta lepida ou Timon lepidus) é o maior lagarto da nossa fauna podendo atingindo mais de meio metro de comprimento, em que a cauda representa mais de metade. Aqui na zona onde vivo há muitos anos que não via um, não sei se terá sido meramente coincidência, ou se por aqui, as populações deste lindíssimo animal, estarão de facto em queda, como se diz que estão por todo o território, fruto principalmente da perseguição que é alvo por parte do homem.






O facto de ter ido para esta rede, também facilitou que pudesse depois saber o seu tamanho, pela medição das quadrículas de rede. Mais coisa, menos coisa, este sardão teria uns 31/32cm, tratando-se ainda de um juvenil.



Depois da sessão fotográfica, desatou a correr pelo passeio atrás da casa, e foi-se refugiar na zona dos azevinhos.

2 comentários:

  1. Que sortudo! Os animais fixes vão todos visitar o teu jardim! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabem que eu sou amigo da natureza :) Mas também como a minha casa está mesmo ao monte também seja mais fácil disso acontecer. Gostava era de ter ouriços-cacheiros em casa!

      Eliminar