sábado, 5 de abril de 2014

Nos subúrbios do Parque Oriental

Passava de carro na estrada que desagua no Parque Oriental do Porto, e de repente, avisto ao longe, num poste de eletricidade, o que me parece ser uma ave de rapina a comer. Paro o carro, e vou à mala rapidamente buscar a máquina fotográfica. Ainda estava bastante longe, mas lá fui tentar fotografá-lo.
  
As fotografias estão péssimas, ainda por cima, além de estar bastante longe e com a ampliação no máximo, o tempo estava muito nublado, e o bicho em contra-luz, mas pronto, serve para documentar. Fiquei de imediato com a ideia que se trataria de um peneireiro. Confirmando agora a informação no manual de aves e na internet e parece-me que não estarei equivocado mas não sou especialista.

Peneireiro (Falco tinnunculus)

Quando me tentei aproximar mais, claro, levantou voo, mas voando com uma extrema elegância. 



O peneireiro (Falco tinnunculus) é um falcão, ave de rapina, frequentemente avistada (segundo o manual) em terrenos cultivados, turfeiras, parques, charnecas, regiões costeiras, pântanos e centros das cidades. E tudo isto bate certo com a zona onde o encontrei, a poucos metros do Parque Oriental do Porto e a poucos minutos de carro, do Estádio do Dragão.

Zona do avistamennto (Imagem Google Maps)

O Parque Oriental fica mesmo ao lado. É ótimo para caminhar, fazer exercícios ao ar livre, ou simplesmente usufruir do contacto com a natureza na cidade. Deixo aqui algumas fotografias, para que quem não conhece, e acredito que a maioria dos próprios portuenses não conheça, até porque foi inaugurado em 2010, e as pessoas fiquem tenha uma ideia de como é.











Só é mesmo pena que, que as pessoas não o visitem mais, e que o rio que ali passa, o Rio Tinto, esteja tão poluído.

6 comentários:

  1. Dá para ver bem o pássaro na foto! Como não sou entendida em espécies não preciso de o ver c/ nitidez.
    O porto "esconde" lindos sítios para se passear/caminhar...etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto tem inúmeros parques e jardins, mas parece-me que as pessoas preferem os centros comerciais!

      Eliminar
  2. Isso também é verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha hoje passei lá de carro e fui tirar mais umas fotos para ilustrar melhor o parque ;)

      Eliminar